Vício Elegante

Artista: Ricardo Bacelar

Lançamento: 2018

O ano é de 1996. O compositor e cantor Belchior entra em estúdio para gravar o penúltimo disco de sua carreira. Para a direção musical e arranjos, a gravadora GPA convoca o pianista e compositor Ricardo Bacelar, sob a produção de Guti Carvalho.

A ideia era fazer um disco explorando o lado intérprete de Belchior. Ele e Bacelar estão à vontade: os dois são cearenses e já dividiram o palco algumas vezes. No repertório, Roberto Carlos, Adriana Calcanhoto, Caetano Veloso, Chico Buarque.

Para completar o repertório, Belchior propõe a Ricardo Bacelar que componham uma canção, e no estúdio os dois trabalham incessantemente até que terminam “Vício Elegante”, a última letra inédita gravada por Belchior, e que acaba dando nome ao disco. Bacelar guarda com carinho uma fita que registra o momento em que os dois trabalham na melodia. A amizade dos dois se iniciou em 1988, quando tocaram juntos pela primeira vez. Segue o registro de Paralelas (https://youtu.be/8SAe6Sa1kfg). Bacelar trabalhou em alguns discos da gravadora de Belchior (Camerati). Belchior participou de uma faixa no primeiro disco solo de Ricardo Bacelar: Tempos de Liberdade (Ricardo Bacelar/Jorge Hélio Chaves), do álbum in natura (2001).

Vinte e dois anos depois daquela gravação, e um ano após a morte de Belchior, Ricardo Bacelar homenageia o parceiro e amigo regravando esta canção que reúne muitos dos atributos do letrista Belchior: o lirismo refinado e antenado com os anos 1990.

Saiba mais
single - Vício Elegante

Ouça agora

Playlist

Vídeos